quarta-feira, novembro 30, 2005

O que é o Karaté?


Karaté é uma palavra de origem japonesa, formada por dois caracteres: “Kara” e “Té”, que significam respectivamente “vazio” e “mão”, por isso, “Karaté” é, nada mais nada menos que a Via do Karaté (ou a Via da Mãos Vazias), a que todo o praticante de Karaté se deve dedicar ao longo de toda a sua vida.

O Karaté é uma arte marcial originada a partir das técnicas de defesa sem armas de Okinawa e tem como base a filosofia do Budo japonês.
Através do trabalho árduo e de muita dedicação ele procura a formação do carácter da pessoa e o aprimoramento da sua personalidade.

Cada pessoa terá, certamente, objectivos diferentes ao optar pela prática do karaté. A cada pessoa deverá ser dada a oportunidade de atingir as suas metas, sejam elas tornar-se forte e saudável, obter autoconfiança e equilíbrio interior ou mesmo dominar técnicas de defesa pessoal. Contudo, o praticante não deve fugir do objectivo real da arte. Aquele que só pensa em si mesmo, e quiser dominar técnicas de Karaté somente para utilizá-las numa luta, não está qualificado para aprendê-lo, afinal, o Karaté não é somente a aquisição de certas habilidades defensivas, mas também o domínio da arte de ser um membro da sociedade bom e honesto. Integridade, humildade e autocontrole resultarão do correcto aproveitamento dos impulsos agressivos e dos instintos primários existentes em todos os indivíduos.

O objectivo do Karaté é a perfeição da mente e do corpo!

O Karaté colabora com a formação integral do homem. Isso diferencia-o daqueles que fazem do Karaté uma prática puramente desportiva.

Tradição é um conjunto de valores sociais que passam de geração em geração, de pai para filho, de mestre para discípulo, e que está relacionado directamente com crescimento, maturidade, com o indivíduo universal.